-
Arquitetos: FR-EE / Fernando Romero Enterprise
- Área: 250 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Chá "Bridging" por FR-EE é um dos 17 pavilhões no Parque de Arquitetura JinHua, em Jinhua, na China. O parque está localizado no Novo Distrito de Jindong, uma área planejada por Herzog & de Meuron em 2003. Desenhado pelo renomado artista chinês Ai Weiwei, o parque é definido pelo Rio Jiwu numa faixa de terra com cerca de 2 km de extensão dedicada à memória de seu pai, o poeta Ai Qing. Pequenos pavilhões projetados por arquitetos de todo o mundo ocupam o solo, juntos formam uma parte importante do desenvolvimento do novo distrito. Uma vez que são identidades únicas, atraem muitas pessoas.
A proposta de FR-EE explora a interação tipológica entre duas estruturas tradicionais dos jardins da antiga China: uma casa de chá e uma ponte. A ponte se lança como uma contínua estrutura de concreto ao longo do lago e se destaca por sua cor vermelha, tradicionalmente a cor simbólica da felicidade na China.
No interior, uma variedade de micro-plataformas, em diferentes formatos e níveis, criam sequências de experiências para os visitantes que passam pela ponte - permitindo a privacidade e intimidade, mesmo quando grupos maiores estão no pavilhão. A divisão entre essas plataformas suporta a estrutura do pavilhão, permitindo-lhe passar por cima da lagoa.